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DIFERENCIAIS 2018-07-26T09:56:33+00:00

Por que se tornar uma escola Bilíngue? A nossa escolha.

Sabemos que falar inglês não é opcional, e sim uma necessidade. Estudar em uma escola Bilíngue abrirá um mundo de oportunidades para seu filho. E com a influência no idioma inglês a possibilidade de conhecer outras culturas, viajar para outros países sem enfrentar dificuldades, para interagir com cidadãos de todo mundo pela internet e a preparação do aluno para um futuro profissional com diferencial competitivo. E pautado pela inovação o Colégio Status busca maior bagagem nesse novo segmento. valorizamos a importância do ensino da segunda  língua em paralelo à língua materna, e o livro como peça fundamental do aprendizado. Para implementar um programa de sucesso de escrita e leitura bilíngue na escola, fechamos acordo com a Peasron Education. Sabendo da importância do ensino da língua inglesa hoje em dia e da experiência da Person neste segmento, o Colégio Status está transformando o seu projeto de idiomas num programa Bilíngue. Presente em mais de 50 países, a Person Education é líder mundial em educação. Oferece conteúdo de qualidade para alunos, professores e instituições educacionais e profissionais, motivo pelo qual seus selos são reconhecidos ao redor do mundo. Estes dois nome da educação, Colégio Status e Pearson, unem forças para apoiar professores e alunos no sentido de responder adequadamente às demandas voltadas às tendências atuais de internacionalização educacional.

O que é ser Bilíngue?

Bilíngue é um termo utilizado a uma pessoa que sabe falar duas línguas ou mais línguas. No entanto estudos descobriram que ser bilíngue é algo muito mais amplo. O bilinguismo diz muito mais sobre o funcionamento do cérebro, estilo de criação e comportamentos cognitivos e sociais do que o simples ato de falar dois idiomas, Atualmente este fenômeno chama muita atenção de diversas áreas da educação e da medicina que buscam entender melhor todos estes processos.  Além disso ocorrem muitos estudos sobre os tipos de perfis bilíngues:  Precoces: Os que aprendem a segunda língua desde criança e desenvolvem uma habilidade de compreensão natural para outros idiomas e assim sendo lidam melhor com problemas, pois foram ensinados desde cedo que há dois atalhos para se comunicar e resolver conflitos.  Tardios: Os que aprendem a segunda língua a partir dos 11 anos, o que exige um esforço maior do cérebro e diferentes técnicas de aprendizado para aquisição da língua.

Porque o  Programa Bilíngue Pearson?

Nosso Programa Bilíngue dará a chance ao alundo desenvolver uma outra língua de uma maneira mais natural e real.   •Natural porque a exposição é diária e desde cedo com experiências sensoriais e interativas que usam todos os seus sentidos e proporcionam atividades diferentes de uma sala de aula comum.  •Real porque se ensina conteúdo acadêmico em inglês. O aluno terá contato com diversas informações novas em um idioma diferente. Ensina a socialização com temas de vivência como, por exemplo, auto imagem positiva e hábitos saudáveis. Auxilia no desenvolvimento cognitivo e uma maior multiculturalidade.  Além disso, a metodologia foi bem enlaçada entre materiais internacionais, serviços de consultoria, treinamento e ambientação do espaço.

Metodologia Bilíngue Pearson

Nossa metodologia foi criada  para se adaptar a realidade dos colégios brasileiros dispondo de três pontos de apoio:  1) Conteúdo acadêmico que introduz estudos sociais, matemática e ensino da língua em um único livro. Projetado para atender os alunos em um ambiente bilíngue.  2) Rotinas de sala de aula com objetivo de recriar o tipo de estímulo linguístico que as crianças recebem na língua materna, desenvolvendo principalmente suas habilidades motoras e de socialização.  3) conteúdo específico de ciências que inclui leituras, testes e experiências em sala de aula.  Uma ferramenta presente em todos os livros ( com exceção dos livros de 3-5 anos) que é o “Understanding By Design”, metodologia que expõe os alunos a “Big Questions” como por exemplo;  “O que tornas as pessoas amigas?” ou “Como se proteger das forças da natureza?”  Inicialmente elas não podem ser respondidas, mas no decorrer da unidade eles vão desmontando a questão em perguntas menores, o que faz com que os alunos tenham contato não só com o conteúdo acadêmico, mas também com ensinamentos de vida.  Ao final da unidade além dos pontos gramaticais vistos e expansão de vocabulário, o aluno é capaz de responder a “Big Question” proposta, pelo conhecimento adquirido.

Material  Diferenciado

BALÉ

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada. O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na Educação Infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais. É difícil imaginar uma criança que ao ouvir determinada música não acabe dançando, isso vem desde muito cedo devido ela vivenciar diferentes situações nas quais os adultos mesmo sem perceber acabam passando essa ideia de que música foi feita para dançar e expressar diferentes emoções. Mas não é só esse o papel da música na educação, ela vai muito além de uma gostosa diversão. A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição.

JUDÔ

“Praticar o Judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como ensinar o corpo a obedecer com precisão. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência” (KANO) O Judô, pode sim ser aplicado na educação infantil normalmente, desde que seja inserido de forma lúdica e saudável, respeitando sempre as fases do desenvolvimento da criança, abordando suas respectivas metodologias, lembrando que a criança é apenas uma criança e não um atleta ou adulto em miniatura; assim devemos respeitar seus limites e capacidades. Além dos seus benefícios, conhecemos um pouco da história desse esporte, no qual seu significado é “Caminho Suave”, mostrando que sua prática pode ser feita por qualquer faixa etária. Um esporte com cultura japonesa, criado por Jigoro Kano e que ganhou força e é praticado até os dias de hoje, por sua beleza e não com incitação à violência, com um conceito muito importante que é o bem estar mútuo, colaborando para um futuro com crianças saudáveis, longe das drogas, violências e melhor ainda, tornando-se cidadãos de bem. Para a formação da criança, deve haver um discernimento de que a escola não é um prolongamento de sua academia ou de um clube. O Judô não é apenas uma luta desportiva, ou um sistema invencível de ataque e defesa. Antes de tudo é um processo de educar a mente, o corpo e a moral, portanto é EDUCAÇÃO […]” Lima (2003, p. 24), declara que “de acordo com o estudo do desenvolvimento psicomotor da criança, aconselha-se que as atividades de iniciação sejam aplicadas de forma lúdica e bastante generalizadas em termos de movimentos básicos do Judô, visando o estímulo ao desenvolvimento das habilidades motoras básicas (movimentos naturais)’’.

FUTEBOL DE SALÃO

O desenvolvimento da criança ocorre de forma gradativa ao longo do seu crescimento e de sua capacidade de se adaptar as suas necessidades básicas. No entanto, para isso é preciso de materiais variados, espaço, jogos e o mais importante, é relevante que haja um ambiente agradável (Kamila, 2010). O Futebol pode contribuir muito com esse desenvolvimento e de forma coletiva .Dentre os esportes o futsal é um dos, se não o mais, utilizado no âmbito escolar. O futsal é um esporte genuinamente brasileiro que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres. O futsal está crescendo pelo mundo e não é à toa. Ele é similar ao futebol de campo e precisa de menos espaço e de menos jogadores. Estas são algumas das vantagens que fazem com que seja bem mais fácil montar um time e manter uma regularidade de treinamento. Além disso, é um esporte que fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. Além disso, como já foi citado anteriormente, o trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. A presença da música na Educação Infantil auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades linguísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.

APROVADOS

Simulados

Preparam o aluno com o tempo e conteúdo específico.

Provas Semanais

Permitem aquisição de rotina de estudo.

Aprovações

Mais de 2.500 aprovados na UFMS e em outras universidades públicas.

Projetos e Eventos

PROJETO MINICIENTISTA

O Mini Cientista é um projeto realizado de forma inovadora pelo Colégio Status, essa disciplina foi criada com o intuito de reconhecer e formar pesquisadores desde a educação básica. Nossos alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental aprendem os métodos de pesquisa científica, como a elaborar Diário de Bordo, onde constam todas as informações referentes ao trabalho, a Pasta de Referências que guarda as bibliografias e os documentos utilizados, quando for o caso, também aprendem a elaborar Banner para a apresentação oral dos trabalhos. Tem com objetivo estimular a criatividade através da prática da pesquisa científica, assim, as crianças se sentem cada vez mais incitadas a aprender a fazer Ciência, trabalhando da melhor maneira a interdisciplinaridade.

PROJETO DE PESQUISA – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Trata-se da continuação do projeto, que inicialmente recebeu o nome de Mini cientista, e agora no ensino fundamental 2 com alunos do 6º ao 9º, será abordado com o tema MTP, onde o objetivo é dar continuidade ao trabalho inicial abordando com mais abrangência e profundidade temas pertinentes a realidade dos nossos alunos, sempre buscando mais conhecimentos e inovação as pesquisas. O Colégio Status trabalha com estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 (Mini Cientista), do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental 2 (Projeto de Pesquisa (MTP).

PROJETO JOVEM CIENTISTA

Já no ensino médio do 1° ano o 3º ano do Ensino Médio os trabalhos de pesquisa científica são tratados no Jovem Cientista, sempre instigando nossos alunos a buscar conhecimento.

MINI EMPRESA

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 9º ao 2° ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas na escola. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um Programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um mini empresário.

O aluno recebe Manual do Achiever, informativos que orientam a participação nos eventos e Certificados de Conclusão. Os advisers recebem o Manual do Adviser, ao final do Programa, Certificado de mérito Comunitário. Os conceitos são passados através de exposição dialogada, trabalhos em grupo, simulações, discussões orientadas e práticas da produção. A escola disponibiliza um representante no turno do Programa, para o qual o grupo possa se reportar sempre que necessário, bem como disponibilizar local adequado para realização das jornadas.

Ao final das jornadas os minis empresários vendem o seu produto em feiras específicas e concorrem a premiações. Nosso colégio já teve a melhor miniempresa de 2013 com o lápis de jornal, ficamos bem classificados em 2014 com o porta-recado e neste ano de 2015 estamos confiantes com o cinto de pneu de bicicleta.

VOLTA ÀS AULAS

O Projeto volta às aulas reflete sentimentos de alegria, ansiedade, expectativa, insegurança. É importante gerenciar esse misto de vontades, garantindo assim a tranquilidade dos estudantes nesse início de atividades, e estabelecendo um clima de bem estar na escola como um todo. Para isso, sugere-se o desenvolvimento de um projeto de retorno ás aulas que considere valores e princípios, reservando uma parte do dia letivo para inserir os alunos novamente na rotina escolar.

ALEGRIA, ALEGRIA-CARNAVAL

Com o projeto contamos aos alunos uma breve história do carnaval além de ressaltar as diversas maneiras de comemoração do povo brasileiro como os desfiles de blocos nas ruas, das escolas de samba, bailes carnavalescos em clubes e associações, concursos de fantasias, desfiles atrás da bandinha, trio elétrico, etc.

PROJETO AÇÃO PELA ÁGUA

Valorizar a água como fonte de vida. A vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente, da água como bem precioso da natureza.

PÁSCOA-CELEBRAÇÃO DA VIDA

PÁSCOA-CELEBRAÇÃO DA VIDA

PROJETO DOCES PALAVRAS

Aproximação com a língua poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.

MINHA MÃE, MINHA VIDA

Os alunos expõem os conhecimentos que possuem sobre as mães, durante as rodas de conversa. Os alunos confeccionam um portfólio contendo experiências e conhecimentos que já tenham construídos sobre as mães.

RECONTO

O projeto visa estimular a leitura e interesse das crianças pela leitura, estimular a criatividade despertando a curiosidade. O projeto busca desenvolver a capacidade de leitura e sua importância para a construção de autonomia e senso crítico buscando inovar a forma de contos literários, analisando qual a forma que mais desperta o interesse das crianças, respeitando suas próprias formas de contar e entenderem histórias, tendo elas autonomia na escolha e construção das histórias.

AMIGOS PARA SEMPRE

Amigos nos fazem bem, nos protegem, nos confortam nos identificam nos completam. Sabemos que somos melhores quando estamos junto a pessoas em quem confiamos e com quem temos afinidade e vínculos saudáveis. Promover uma brincadeira de amigo secreto para que os alunos possam dessa forma cultivar a amizade na sala de aula.

EU SOU A CARA DO MEU PAI

Desenvolvemos os dons que nascem com cada indivíduo. O colégio que merece uma homenagem especial a quem tem uma parte fundamental neste trabalho: o pai.

SOLETRANDO

Nosso projeto é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável visando á ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras. Este projeto visa também proporcionar uma oportunidade de envolvimento maior dos pais na interação com seus filhos e os estimularem no desenvolvimento dessas habilidades

SEMANA DO TRÂNSITO

Educar para o trânsito por meio da obtenção do conhecimento de temas relativos aos problemas que envolvem a relação do homem com o trânsito.

Ensino Integral

A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam uma nova perspectiva do tempo de permanência em nosso Colégio. Este período de permanência dos alunos Contempla o programa bilíngue, acompanhamento de tarefas, registros, pesquisas no laboratório de informática, aulas de música, inglês, oficinas de Arte, hora de história, educação nutricional, sustentabilidade, brincadeiras, jogos. Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o período integral busca a conquista dos quatro pilares da educação.

• Aprender a conhecer;
• Aprender a fazer;
• Aprender a conviver;
• Aprender a ser.

O Turno integral oferece:

Para crianças que ficam na escola em período integral, fará parte da rotina também momentos como: banho (para alunos da educação infantil), almoço, higiene, descanso (hora do soninho) para a educação infantil e a (hora do descanso) para o ensino fundamental. Atividades recreativas, brinquedos (cama elástica, piscina de bolinha, castelinho inflável, ping pong, pebolim, vídeo game, areo hochey) parque, brinquedoteca, biblioteca, jogos, informática, área verde.

Vantagens do Ensino Integral

• Os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão praticando atividades direcionadas dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor;
• O aluno aproveita o tempo na escola para aprender e desenvolver-se;
• Contamos com o apoio pedagógico, orientação educacional e toda a estrutura da escola para atender esses alunos. Uma criança que “fica em casa não tem isso”.
• Além da estrutura física, com quadra, jardim, piscina, salas como biblioteca, brinquedoteca, laboratório de informática, também oferecemos orientação em tempo integral. Os “alunos do integral” são privilegiados, inclusive com a escola bílingue no contraturno.

HORÁRIO

O Integral funciona no período das 7h às 17h para alunos da educação infantil e das 7h às 17h20min para os alunos do ensino fundamental. Tolerância: 6h30min às 18h30min. Após o período de tolerância será cobrado uma taxa de R$ 15,00 a cada 30 minutos.

REFEIÇÕES

É preparada e organizada por uma equipe que conta com nutricionistas e cozinheiros que tem consciência que a alimentação de uma criança é muito séria e para isso realiza um trabalho comprometido em desenvolver os sentidos, estimulando experimentar novos sabores e, com isso, contribuir para a formação de hábitos saudáveis que vão sendo determinados ao longo da vida. Oferecemos 3 (três) refeições diárias: lanche da manhã , almoço e lanche da tarde com os cardápios elaborados e supervisionados pela a nutricionista do Colégio que podem ser adquiridos pelos pais ou resposáveis. Os pais têm a possibilidade de escolher pagar a diária (conforme sua necessidade ou interesse) do ensino integral. Os responsáveis poderão, de acordo com a demanda familiar, escolher a quantidade de dias que desejam para a permanência de seu filho (a) no ensino integral.

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