Loading...
Material Didático 2018-06-04T12:15:22+00:00

SISTEMA DE ENSINO DOM BOSCO

O material didático do Sistema de Ensino Dom Bosco baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo. O interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural.  A interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento. Embora seja aprendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.  A proposta para o modelo de pensamento complexo é a visão de equilíbrio entre o pensamento linear e o sistêmico. Ela pode se traduzir pelo equilíbrio entre os seguintes pontos: razão e intuição, indivíduo e grupo, conteúdos e processos, conhecimento e imaginação, quantidade e qualidade, avaliação e aprendizagem.

O Anglo no Ensino Fundamental = Tradição e Modernidade

Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de
conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de
estudo diário.

E a modernidade? Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações
bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem
interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do
raciocínio lógico.

Coesão do projeto didático-pedagógico

Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno.

Aprendizagem progressiva

A maioria das disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e
aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

Aula dada, aula estudada

Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de
forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas.

Organização do material – 1º ao 9º ano

O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

Corpo docente capacitado

Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com fundamentação teórica do material, orientação sobre o planejamento das aulas, proposta de atividades extra-classe, textos auxiliares, sugestões de leitura, filmes e sites. Além disso, periodicamente participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos autores do material.

Atualização on-line

Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.

Parceria com a escola

– Bimestralmente, a escola recebe sugestões de questões para provas, nas quais se privilegiam o raciocínio e a aplicação do conhecimento. – A programação anual desenvolve-se de acordo com o calendário escolhido pela escola e prevê espaços para a realização de atividades a seu critério. Isso é garantia de que os alunos terão toda a matéria de seu ano, além de participar dos eventos exclusivos de sua escola.

Estudante criativo e versátil

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida.
Com o material do Sistema Anglo de Ensino, ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido:
– autonomia para aprender, por meio de leitura, escrita e raciocínio lógico;
– compreensão do seu ambiente natural e social, do sistema político, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
– conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.

O Anglo no Ensino Fundamental = Tradição e Modernidade

Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de
conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de
estudo diário.

E a modernidade? Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações
bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem
interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do
raciocínio lógico.

Coesão do projeto didático-pedagógico

Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno.

Aprendizagem progressiva

A maioria das disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e
aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

Aula dada, aula estudada

Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de
forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas.

Organização do material – 1º ao 9º ano

O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

Corpo docente capacitado

Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com fundamentação teórica do material, orientação sobre o planejamento das aulas, proposta de atividades extra-classe, textos auxiliares, sugestões de leitura, filmes e sites. Além disso, periodicamente participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos autores do material.

Atualização on-line

Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.

Parceria com a escola

– Bimestralmente, a escola recebe sugestões de questões para provas, nas quais se privilegiam o raciocínio e a aplicação do conhecimento. – A programação anual desenvolve-se de acordo com o calendário escolhido pela escola e prevê espaços para a realização de atividades a seu critério. Isso é garantia de que os alunos terão toda a matéria de seu ano, além de participar dos eventos exclusivos de sua escola.

Estudante criativo e versátil

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida.
Com o material do Sistema Anglo de Ensino, ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido:
– autonomia para aprender, por meio de leitura, escrita e raciocínio lógico;
– compreensão do seu ambiente natural e social, do sistema político, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
– conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.

O material Anglo para o Ensino Médio desenvolve a criatividade dos alunos e a capacidade de enfrentar com sucesso situações novas, contribuindo para sua formação ética e cidadã, além de torná-los aptos a disputar vagas nas mais concorridas universidades.

Um sistema pedagógico integrado

Na elaboração do projeto pedagógico, foram reunidos os melhores autores para:
– estabelecer relações entre as disciplinas
– aproximar o ensino do cotidiano
– associar as inovações tecnológicas ao conteúdo programático

Atualização periódica

O material Anglo não tem tempo de ficar velho. Os autores regularmente revisam e reelaboram textos e exercícios para mantê-los sempre atuais.

Aula dada, aula estudada

Tudo gira em torno da aula. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas ao fazer as tarefas. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos estudantes de forma natural.

Organização do material
O Sistema Anglo de Ensino oferece três tipos de material: Ensino Médio Regular, Ensino Médio Bienal e Ensino Médio Modulado.
Composição do Regular e Bienal: Livros teóricos, Apostilas-caderno e Cadernos de exercícios.
Composição do Modulado: Livros teóricos e Cadernos do aluno.

Ensino Médio Regular

O programa é desenvolvido em 2 anos e meio, com carga horária de 29 aulas semanais. O 2º semestre da 3ª série funciona como cursinho semi-extensivo, desenvolvendo as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com base no Revisanglo-Semestral.

Ensino Médio Bienal

O programa é desenvolvido em 2 anos, com carga horária de 25 aulas semanais. A 3ª série funciona como cursinho extensivo, revendo e complementando as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com base no Terceirão-Vestibulares, de 30 aulas semanais.

Ensino Médio Modulado

O programa é desenvolvido em 2 anos, com carga horária mínima de 22 aulas semanais. A 3ª série funciona como cursinho extensivo, revendo e complementando as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com base nos materiais das séries Ômega (25 aulas semanais), Kapa (20) ou Terceirão-Vestibulares (30).

Sistema exclusivo de avaliação


As avaliações bimestrais são feitas por meio de um sistema que permite a cada aluno verificar seu desempenho nas diversas disciplinas, comparando seu resultado com a média da série. É o Boletim de Avaliação, que indica com clareza os pontos fortes e fracos do estudante. Com esse sistema, tanto os pais como a escola podem analisar o rendimento do aluno e assim oferecer o apoio necessário para a superação das dificuldades.

Calendário
O programa desenvolvido nas aulas é norteado por um calendário, que organiza o trabalho do professor e dos alunos, garantindo o cumprimento de todo o conteúdo.

Corpo docente capacitado
Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com fundamentação teórica, orientação de aula, propostas de atividades extra classe, textos auxiliares, sugestões de leitura, filmes e sites, etc.
Além disso, passam por treinamentos presenciais, conduzidos pelos próprios autores do material.

Atualização on-line

Sempre que desejarem, os professores poderão trocar informações com os autores, por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.

Estudante criativo e versátil

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais criativos e versáteis. No final do ciclo do Ensino Médio, pretende-se que os alunos Anglo estejam aptos a:
– organizar ideias
– estabelecer relações
– interpretar dados e elaborar hipóteses
– exprimir-se com clareza
– utilizar o conhecimento de modo a buscar o bem-estar pessoal e a contribuir para o bem-estar coletivo