Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica 2017-03-09T17:11:07+00:00

Na Educação Infantil além da função legal de cuidar e educar, temos por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família. O Colégio Status se apropria das mais modernas técnicas pedagógicas e de gestão encontradas na literatura educacional de primeira linha.  No Colégio Status o educando é o sujeito e o fim de todos os processos. Ele é a razão principal da existência da escola e tudo o que nela ocorre é para melhor atendê-lo e ajudá-lo a superar suas dificuldades. Para tal, o Colégio disponibiliza uma equipe pedagógica que faz um atendimento personalizado, orientando profissionalmente e ao mesmo tempo auxiliando na superação de dificuldades de aprendizagem ou relacionamento.

 

 

O currículo da Educação Infantil visando promover o desenvolvimento integral da criança deverá envolver os aspectos de:

• socialização;
• exploração sensorial e motora;
• expansão do desenvolvimento intelectual;
• desenvolvimento da personalidade humana;
• enriquecimento do vocabulário;
• despertar da criatividade e autonomia;
• desenvolvimento de atitudes e hábitos de higiene, além de propiciar à criança atividades que a prepare para a aprendizagem subsequente.

No vasto repertório de atividades planejadas estão incluídas as seguintes:
• psicomotricidade (trabalho que valoriza a interação das capacidades físicas com as intelectuais);
• desenvolvimento da linguagem (em suas variadas expressões, oral, escrita, corporal) e das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, entre outras).
• As capacitações permanentes dos professores da educação infantil (que é a fase mais importante na formação do ser humano) são relevantes para que a fase de desenvolvimento de cada criança seja respeitada, evitando frustrações e excesso de estimulação que traga prejuízos na formação infantil. Todo o exposto concorrerá para que as experiências permitam ao indivíduo ir “além da informação dada”.

 

 

Nosso objetivo é educar e cuidar do seu filho. Educamos pelo afeto. Utilizamos o método sociointeracionista. Esta metodologia prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. São componentes também a interdisciplinaridade e pensamento complexo. Desde crianças os alunos aprendem a seguir normas de disciplina, tais como: horários, uniformes, rotinas. Além das atividades das apostilas, nossas crianças participam de jogos, musicalização, arte, brincadeiras, feiras, exposições, apresentações culturais, atividades físicas, parque, cantigas de roda e dessa forma com muitos estímulos valorizamos o aprendizado.

A partir dessa compreensão, o trabalho do Colégio Status é efetivo, pois considera o processo de mediação pelo ensino efetivamente possível quando o olhar do professor não está direcionado para as limitações do aluno.  O olhar dos professores do Colégio Status está voltado para as capacidades, para as potencialidades, para o crescimento possível e necessário a partir da tríade: escola, família, aluno.  Então, ficamos com um pensamento já exposto acima para resumirmos o trabalho desta instituição: “A máxima aprendizagem possível com a motivação adequada necessária.”

O Colégio Status é uma escola que propõe desenvolver um sistema de vida escolar em que haja interação contínua com as necessidades e as expectativas presentes, valorizando o saber humanista do presente e do passado e participação democrática de todos os seus membros.  A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos utilizados na educação infantil. Ora, se para Froebel o papel do professor no Jardim é uma continuidade do papel desempenhado pela mãe em casa, a atual Lei de Diretrizes não nega essa função quando preconiza como fins e objetivos da educação infantil, complementar a ação da família e da comunidade cumprindo as funções indispensáveis de se educar e cuidar.

O relacionamento da professora com as crianças deverá ter um clima de calma, segurança, amizade, proporcionando um ambiente adequado ao desenvolvimento emocional da criança. Cada criança deve ser aceita e amada como é, com suas virtudes e necessidades. A professora da educação infantil  representa para a criança a continuidade de sua mãe, que a protege, ama e compreende. Nossa professora transmitirá à criança calma, segurança, incentivo às novas explorações, aceitação da criança como ela é com seus defeitos e qualidades. Ela irá observar, conhecer cada criança, e saber como intervir nas diferentes situações que surgirão, sem tolhê-la, respeitando sua individualidade e liberdade, mas ao mesmo tempo disciplinando-a.

As nossas turmas são divididas em:

• Maternal
• Jardim I
• Jardim II
• Jardim III