Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1 2017-03-09T15:19:33+00:00

ENSINO ESPIRAL CRESCENTE

Privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso. Privilegiamos o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele esta astá aprendendo irá com o que já sabe. A construção do conhecimento é desenvolvida por meio de experiências teóricas desafiadoras, visando a um aprendizado sólido e significativo. A rotina escolar é formada por uma sequência de atividades que visam á organização do tempo que o aluno permance na escola, sempre incentivando a aprendizagem e as regras. As atividades pedagógicas são desenvolvidas para que o educando relacione o conhecimento já adiquirido a temas de suma importância a realidade na qual estpa inserido. Na sala de aula os alunos são estimulados a cuidar dos seus pertences a seguir os combinados diários. O aluno é convidado a participar das aulas e apresentar suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Desse modo ele constrói o seu aprendizado caminhando com o professor, que exerce papel de facilitador e mediador da aprendizagem.

Proposta pedagógica

Metodologia participativa e desafiadora

Interatividade
Diferente do método tradicional, em que o aluno recebe o conceito pronto e faz exercícios, o aluno interage o tempo todo com seu próprio aprendizado. Ele é convidado a participar, trabalhando suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Ele pensa, responde e, aos poucos, um “novo” conceito é adquirido.

Contextualização
A interatividade, nossa característica primordial, pressupõe toda a preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive o aluno. Ele só poderá interagir realmente se for abordado algo significativo e pertinente ao seu cotidiano. Hoje em dia, sabemos  que todo aluno, sem nenhuma exceção, traz conhecimentos prévios e experiências variadas. O nosso material busca, em vista disso relacionar os conceitos que precisam ser transmitidos á realidade concreta do aluno.

Interdisciplinariedade
O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos.

Transversalidade
Os temas transversais são abordados, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça, em nossas crianças e jovens, os respieto às maneiras diferentes de ser e pensar e se consolide a convivência harmoniosa.

Competências e habilidades como objetivos de ensino
Visando facilitar o trabalho do professor, abrimos caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades para toda a vida. As disciplinas são utilizadas como meios para atingir esse objetivo.

Conteúdos alinhados como estatégia de ensino global
Ao trabalahar com a interdisciplinaridade, ps conteúdos são organizados de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre elas. Essa estatégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para uma maior autonomia e criticidade.

Tecnologia: um passo à frente na educação
As aulas eletrônicas, por meio de CVC-ROMs ou tablets, favorecem a criação de situações facilitadoras de aprendizado, utilizando movimentos, sons, formas e cores, tornando, assim, os conteúdos mais significativos. Por isso, representam uma excelente ferramenta para ser utilizada em sala de aula, motivando o aluno e despertando o seu prazer em aprender.

Ensino espiral crescente
Todo o material do J. Piaget foi concebido de modo a privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar aprendizado mais significativo e prazeroso.