A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.
A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec + 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.
A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.
Este ano, realizada entre os dias 23 a 27 de outubro, participaram os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Status, Luan Tatsuhiko e Matheus Vyctor, com o trabalho intitulado Burnout Syndrome: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. Com êxito total e sob orientação das Professoras Danielle Boin Borges e Dayane Caldeira Pintado, acompanhados do Diretor Lúcio Rodrigues Neto, os alunos obtiveram o 1º lugar na categoria Ciências Sociais, Comportamento e arte.
Oportunidades como esta que o colégio STATUS oferece aos seus alunos abrem suas mentes para o mundo da pesquisa e dos sonhos, onde com esforço e dedicação tudo pode ser alcançado. Como incentivo, os alunos foram agraciados com uma bolsa de pesquisa mensal pelo CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o trabalho foi credenciado para participar do ENISI, na Colômbia, organizado pela Rede Colombiana de Seminários e Investigação e FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Matéria: André Grégio 

2018-06-02T18:45:06+00:00